Local: SP,Brasil
Início do projeto: 2001
Conclusão da obra: 2010
Área do terreno: 3.570m²
Área construída: 14.255m²
Tipo de obra:Edifícios comerciais
Tipologia:Comercial
Materiais predominantes:Vidro
Diferenciais técnicos:Design / Sustentabilidade
O condomínio Jatobá possui:
- Térreo e 08 andares comerciais, pavimentos-tipo. com 1.520m² de área privativa e uma cobertura com 1.080m² de área privativa
- Mezanino operacional.
- 02 auditórios com isolamento acústico (01- no Térreo – capacidade para 70 pessoas sentadas e 01 – no 09º andar – capacidade para 20 pessoas sentadas)
- 04 subsolos de garagens.
- 01 bicicletário que são oferecidas 50 vagas com estrutura de apoio de vestiários masculino e feminino com 04 chuveiros cada e 24 armários para os ciclistas
- 02 depósitos de lixo (recicláveis e orgânicos)
Pavimentos Térreo
- Formados por 02 conjuntos independentes, contando com piso para escritório em elevado metálico sendo que cada um possui: 1 sanitário masculino, 1 sanitário feminino, copa.
- Conjunto 01: 304,40m²
- Conjunto 02: 349,39m²
Pavimentos Tipo
- 08 pavimentos do 01º ao 08º, formado por quatro conjuntos assimétricos e independentes, contando cada um com piso para escritório em elevado metálico com altura de 15 cm, forro mineral AMF modular 625x625mm com perfi l na cor branco RAL 9010 com pé direito livre de 2,80m, 01 sanitário masculino, 01 sanitário feminino, copa.
- Conta também com duas escadas privativas de emergência, pressurizadas, com saída por dentro do conjunto e pelo hall de elevador e 02 conjuntos de shafts de hidráulica, telefonia, energia e depósito de lixo.
- Para atender os quatro conjuntos, o hall de elevadores da torre em um total de 06, sendo 01 elevador de serviço.
- Conjunto 01: 443,98m²
- Conjunto 02: 401,55m²
- Conjunto 03: 369,32m²
- Conjunto 04: 309,73m²
Possui ainda infraestrutura para instalação de mais 02 banheiros (um em cada canto do pavimento), sendo mais 04 sanitários por andar.
Cobertura
Um heliponto registrado no DAC.
Pé direito
- O pé direito livre é de 2,80m. A altura de laje a laje é de 3,69 m e o espaço entreforro é de 0,89 m.
Piso dos pavimentos
- Os pisos no interior dos escritórios são metálicos em placas de 0,60×0,60m com elevação de 15cm da laje e modulados de alta precisão com nivelamento controlado, “nível 0”.
Forro e luminárias
- Os andares possuem forro acústico mineral AMF modular 625x625mm com perfil na cior branco RAL 9010 e placas de fechamento de 1.250 x 625mm.
- Luminárias parabólicas anti-ofuscantes 1x3W, com luminância acima de 500 lux.
Iluminação interna e externa projetada com luminárias de alta eficiência, lâmpadas de baixa potência, elevado fluxo luminoso e durabilidade (tipo T5, nas áreas de escritórios), conjugado com reatores eletrônicos de alto fator de potência, favorecendo a redução de perdas energéticas, mantendo o nível de iluminância e o conforto dos ambientes.
As luminárias, embutidas no forro modular, são de fabricação Lumicenter modelo AA20-E314, compostas por 3 lâmpadas fluorescentes.
O reator é de partida programada, alto teor de potência, triplo (3x14W) 220V, 50/60W, Philips, modelo Performer TL5, ref. HF-P 3/414 TL5 EII. As lâmpadas utilizadas são Philips Master TL5 Super 80 reff. TL5-14W-HE/840, base G5.
Cortina
- É obrigatória a instalação de Cortinas Rolô® Luxafl ex com a seguinte especificação: Rolô M50, ela Solar T-Screen, cor 9603 White/Charcoal, Acabamento Caixa de Inspeção Dupla, Acionamento Corrente Metálica. A Cortina tem diâmetro externo de 76 mm e o suporte de instalação é pintado na cor branca. O acionamento é manual com Corrente Máster.
- A tela, com fator de abertura 3% tem composição de 64% PVC e 36% de Fibra de Vidro com a cor White (branca lado externo – voltado para a fachada) e Charcoal carvão – lado interno).
Vidros e fachada
- Toda área envidraçada das fachas do edifício, possuem vidro duplo, também conhecidos como vidros Low-E (com SHGC DE 0.38), apresentam uma metalização que permiti diminuir fortemente as perdas térmicas através do vidro.
- Contam também com brises, painéis de alumínio (Alucobond) e apresentam caixilhos. Os caixilhos foram executados em alumínio com pintura eletrostática cor RAL-9006 semi-brilho suportando vidros com isolamento térmico.
- Foram utilizados vidros dos seguintes tipos:
- Vidro laminado 9mm (1 vidro extra clear 4mm + 1PVB branco + 1 vidro incolor 5mm)
- Vidro laminado prata 9mm (PN 1145)
- Vidro laminado marron 9 mm (1 vidro incolor 4mm + 1 PVB opaco 009 +1 PVB laranja 0006 + 1 PVB neutrol médium Brown + 1 vidro incolor 5mm)
- Na fachada noroeste há sistema de proteção solar chamados de Brises, que sombreiam o vidro. Além disso toda a estrutura metálica possui isolamento externo.
Garagem
- As 441 vagas de garagem disponíveis no condomínio, são distribuídas em 04 subsolos, das quais 22 vagas preferenciais para carros a álcool, flex, ou GNV, com localização priveligiada próxima às entradas principais nos subsolos para atendimento ao LEED.
- Pavimento para estacionamento de executivos no 02º subsolo com elevador exclusivo acessado somente por cartão sendo 03 vagas por conjunto.
- Grelhas de ventilação natural nos pisos das garagens em ferro galvanizado
Água
- Consumo individualizado via SABESP (veja mais detalhes em Sustentabilidade)
- 30% de redução no consumo de água através de tecnologias sustentáveis, tais como:
- bacias com caixa acoplada e com descarga de duplo-acionamento (3 e 6 litros), torneiras e mictórios hidromecânicos (de pressão), arejadores (que injetam ar na água) nas torneiras e chuveiros com restritor de vazão (com 8 litros por minuto).
Tratamento de Águas Pluviais e Reuso
- Os pisos do térreo são permeáveis, promovendo assim a infiltração da água de chuva no lençol freático.
- Como resultado, tem-se a redução de alagamentos e enchentes provocados pelo assoreamento de corpos hídricos e entupimento de sistema de coleta de águas pluviais
- Foi implementado estratégias para uso de águas pluviais, através da captação, tratamento (o sistema é composto de filtros e desinfecção) e armazenamento desta água para a utilização para fins não potáveis como irrigação do paisagismo, espelho d’água e lavagem dos subsolos.
- O sistema de águas pluviais compreende a captação de águas superficiais, a drenagem subterrânea, a caixa de retenção e o reuso.
- As águas pluviais do heliponto, cobertura, terraços e áreas descobertas são conduzidas a duas caixas de retenção com capacidade para 53m³ que passam por sistema de filtragem por caixa separadora.
Sistema de Irrigação
- O condomínio possui um sistema automatizado de irrigação. Essa tecnologia contribui para a redução de 50% do consumo de água potável, além disso, a irrigação aproveita a água da chuva.
Ar condicionado
- Consiste em um sistema de ar condicionado de última geração, com tecnologia de ponta, dotado de uma única unidade condensadora (externa) atuando sobre várias unidades evaporadoras (internas), trabalhando com fluxo de refrigerante variável (VRF).
- O sistema existente no Ed. Jatobá está de acordo com a tendência atual do mercado com relação à preocupação com o meio ambiente e exigências do protocolo de Montreal, proporcionando as seguintes vantagens, quando comparado ao climatizador split convencional ou sistemas de Água gelada:
- Economia no consumo elétrico;
- Disponibilização de espaço menor para instalação da unidade condensadora;
- Menor nível de ruído;
- Possibilidade de instalação das unidades condensadora e evaporadoras em distâncias maiores;
- Possibilidade de trabalho com os equipamentos no modo quente / frio;
- Climatização com gás ecológico R-410A, conforme exigência do protocolo de Montreal.
- Cada pavimento possui um total de 4x unidades condensadoras, cada qual responsável por atender a demanda de um conjunto deste andar.
- Já as evaporadoras (unidades internas), são embutidas sobre o forro e possuem alta capacidade e também são separadas por conjunto, sendo que o sistema permite a divisão destes equipamentos em outros de menores capacidade para atender ao Lay-out do usuário e suas individualizações, bem como a utilização da variada gama de modelos de unidades evaporadoras oferecidas pelo fabricante que dão flexibilidade ao projeto de cada usuário.
- Todo o sistema está ligado a automação central do edifício onde é possível criar programações horárias gerais ou individuais para cada equipamento ou grupo de equipamentos, mudanças de temperatura, velocidade e fluxo de ar, bem acompanhar histórico de alarmes, mau funcionamentos e eventuais problemas nos sistemas em tempo real.
Ventilação Mecânica
- A ventilação conta com o sistema de exaustão geral forçada nos depósitos de lixo, vestiários/sanitários masculino e feminino, copa e cobertura.
Elevadores
São 08 elevadores sistema ADC fabricados por Thyssen Krupp:
- 05 elevadores de uso comum e VIP: servem do térreo ao 09ºandar (1,75m/s);
- 02 elevadores para os subsolos: servem do térreo ao G4 (1,75m/s);
- 01 elevador de carga: serve do G4 ao 09º e mezanino (1,00m/s);
Obs. Todos os elevadores são programados para, em caso de incêndio, dirigirem-se ao térreo, permanecendo lá com as portas abertas.
Sistema de combate a incêndio
- Com relação à detecção e combate a incêndio, o prédio atende às mais rígidas normas exigidas.
- Dispõe de detectores de fumaça, alarmes áudio visuais, sprinklers, hidrantes e extintores.
- Todo esse aparato é supervisionado pela Central de Automação e Supervisão Predial.
- A rede de hidrantes possui um registro de recalque no passeio da Rua Taperoá, rede de tubulação exclusiva com pressurização acionada a partir de válvulas de fluxo, e 28 hidrantes.
Telefonia e Dados
- Centro de distribuição de dados e voz do prédio, com capacidade para atender as necessidades individuais dos condôminos.
- Todos os andares são interligados através do racks (suportes) de dados.
CFTV
- O prédio possui circuito fechado de televisão (CFTV) com câmeras e unidade de monitoramento 24 horas;
Escadas de emergência
- Cada pavimento possui 02 escadas de emergência pressurizadas e 02 rotas de fuga sendo 02 pelo hall dos elevadores.
Reservatório de água
- São 02 reservatórios localizados no 04º subsolo com capacidade 148,51m³, sendo compartimentado em duas células que possuem respectivamente, 93,48m³ e 55,03m³. Com capacidade total de: 297,02m³
- 02 localizados no 09º andar com capacidade para 174,21m³, sendo compartimentado em duas células que possuem respectivamente, 81,36m³ e 92,85m³.
A rede de hidrante e sprinklers é alimentada pelo reservatório superior com os seguintes volumes:
- Hidrantes ……………………….. 48,0 m³
- Sprinklers ………………………. 60,0 m³
- Total ……………………………108,0 m³
Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA)
- A proteção externa do edifício contra descargas atmosféricas (SPDA) é feita pelo sistema de Gaiola de Faraday, utilizando para descidas de correntes elétricas principais do raio para as fundações, as ferragens de pilares e interligação com as ferragens de vigas e lajes, isto é, equalização de potencial de toda estrutura de concreto armado, conforme NBR-5419 de 29/07/2005.
Energia
- A entrada de energia no prédio é em média tensão, sendo transformada para distribuição em baixa tensão, proporcionando uma economia significativa na conta de luz do condomínio.
Geradores
- O edifício possui usina geradora com 03 geradores de 260kva “carenados” para a alimentação das áreas privativas (ar condicionado em ventilação). E 01 gerador de 260kva para a alimentação das áreas comuns e com autonomia para até 12 horas sem abastecimento.
Gôndola de limpeza
- Há uma gôndola de limpeza automatizada, com trilhos, que percorrem todo perímetro do prédio, para limpeza e manutenção das fachadas AESA A-10” standard com 2 braços de 2,10m de alcance e plataforma de trabalho. O comando elétrico na cesta é através de fio condutor de cobre embutido dentro dos cabos de aço, e acomodação de cabos elétricos. Esta máquina alcança todas as fachadas do prédio com grande rapidez e facilidade com apenas um operador.
- A gôndola trabalha com 04 cabos de aço independentes (conforme normas internacionais), proporcionando maior segurança de operação. Sendo possível comandar todas as operações a partir dos painéis de comando da plataforma de trabalho ou da máquina “em emergência”, selecionando os movimentos a partir de uma chave seletora.
- A plataforma de trabalho é totalmente em alumínio e dispõe de rodas de borracha de proteção de encosto à fachada.
- Possui braços basculantes para o posicionamento junto às fachadas e recolhimento da cesta, proporcionando total segurança para o embarque e desembarque do operador, conforme normas de segurança.
- A gôndola AESA A-10 é fabricada conforme as características e dispositivos de segurança, dentro dos padrões europeus de qualidade, com certificado de capacidade técnica com homologação tipo “CE” pela norma EN 1808.
Coleta Seletiva
- Depósito central de resíduos recicláveis e não recicláveis devidamente separados no subsolo e espaço para acondicionamento provisório de resíduos perigosos como lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias.